Dicas para iniciantes
Vai começar agora, lembre-se: o mais importante é tentar curtir ao máximo a experiência. Afinal, você terá a chance de participar de outras provas e melhorar progressivamente seu desempenho. Então, relaxe e procure colher os resultados de toda a sua dedicação.
veja algumas dicas que a gente tem para você:
Fortalecimento
O fortalecimento da musculatura é fundamental na preparação para proteger as articulações de lesões. Para um corredor, as principais funções do treinamento resistido são:
Buscar o equilíbrio muscular;
Fortalecer os membros inferiores;
Trabalhar a isometria (concentrar a força durante o exercício, sem o movimento);
Desenvolver a propriocepção.
Confira exercícios com vídeos para fazer em casa:
Alongamentos
Alongar bem é uma maneira rápida e prática de aliviar dores e tensões. Selecionamos três movimentos de alongamento e de força que servem para trabalhar a região do quadril. São dois movimentos com faixa elástica e um mais simples, de alongamento sem acessórios. Eles podem ser realizados diariamente, afastados dos treinos de corrida, ou quando você estiver sentindo dor e tensão na região.
Confira exercícios com vídeos para fazer em casa:
Respiração
Respirar é um ato involuntário, afinal, precisamos de ar para sobreviver. Por isso, é difícil imaginar uma situação em que é preciso pensar para respirar – e fazer isso do jeito certo. Porém, o treino é um desses momentos e ajustar a respiração à atividade física pode ser um grande desafio.
Respirar bem é uma chave para melhorar sua performance, veja dicas para 4 momentos:
Alimentação
O primeiro passo para uma mudança é lembrar que “não há mágica e nem mistério”. “Se alimentar bem é comer um pouco de tudo, levando em consideração questões metabólicas pessoais, tipo de treino e metas a serem atingidas”, afirma a nutricionista Andrea Matarazzo.
Se alimentar corretamente é essencial para chegar ao seu objetivo e temos umas dicas aqui: